close

O Galho Da Limeira│檸檬樹的嫩枝

hqdefault.jpg

【歌曲型式】Capoeira / Quadro

【推薦節奏】Angola, Sao Bento Grande de Angola /慢速、中速

【歌曲難度】★★★★

【相關資訊】Mestre Pernalonga

【歌曲連結】

--

O galho da Limeira/檸檬樹的嫩枝

A enchente carregou/大水將它帶走了

A maré já deu passage/海潮已經開出一條通道

Vou buscar o meu amor/我將得到我的摯愛

 

O galho da Limeira/檸檬樹的嫩枝

A enchente carregou/大水將它帶走了

A maré já deu passage/海潮已經開出一條通道

Vou buscar o meu amor/我將得到我的摯愛

 

Da sua casa para minha/從你家到我家

tem menos de meia legua/大約小於半個村莊

a estrada é mais profunda/那道路很深很長

onde o suspiro navega/在那兒呼嘯地航行著

 

Da sua casa na minha/從你家到我家

Corre um riacho no meio/中間有條小溪

Tu de lá dá um suspiro/你在那兒嘆了口氣

Eu daqui suspiro e meio/我在這兒嘆了口氣

 

Meu benzinho tem quatro coisas/我的愛人有四個部份

Todas quatras é do meu gusto/都很中我的意

Bom olhar, bom papo/長得好看、善於對談

Bom nariz e um lindo rosto/鼻子好看,以及漂亮的臉蛋

 

Eu tava beira da praia/我在海灘上

Quando meu benzinho se embarcou/看著我的愛人走上了船

Foi o rosto mais bonito/那多麼美麗的臉龐

Que eu vi que as ondas do mar levou/隨著浪潮遠離而去

 

Já dizia meu avô/我爺爺曾告訴我

Uma tia minha falou/我的阿姨也說過

Que o coração é terra/如果心是屬於大地的

Terra que ninguém pisou/則沒有人會去踩踏這片大地

 

Quem tem seu amor não dorme/擁有愛的人們總不睡覺

Na porta de outro amor/在另一扇充滿愛的門旁

O sereno faz a cama/那寧靜的床

E as estrelas, o cobertor/星星和毛毯

 

--

【補充】O Galho da Limeira

Limeira直翻成檸檬樹,但她也是指聖保羅州內的一個地名"利梅拉",而Galho有"支流"的意思,我們不確定這首歌裡到底指的是地名還是樹,如果是地名的話,那也許可以把這首歌解釋成"他的摯愛住在利梅拉,有天被大雨侵襲淹水使溪水暴漲,我很著急的去找她,積水退了我才能找到前往利梅拉的路(才能找到她)..."。但真正的涵意並不確定是否這樣,如果下次有上到Pernaloga大師的課,再找機會詢問他嘍!

【字彙學習區】

  • Limeira-柑橘類的樹或是菩提樹
  • Estrelas-星星
  • Cobertor-毯子、毛毯
  • Amor-愛
  • Porta-門
  • Sereno-安靜地
  • Avô-祖父、爺爺
  • Tava-過去式的Be動詞,代表曾經、過去的事
  • Sua-你的
  • Casa-家、房子
  • Minha-我的
  • Suspiro-嘆氣

--

【延伸聆聽】搭配類似吉他的弦樂器版本

arrow
arrow

    曼丁加卡波耶拉 發表在 痞客邦 留言(0) 人氣()